Blog

Situações de Conflito

Situações de Conflito

Situações de Conflito

Ao longo da nossa vida passamos por situações que por vezes não sabemos lidar.

Muitas vezes temos dificuldade em enxergar com clareza o todo e desenvolver ferramentas para enfrentar problemas do contexto que nos cerca. 

Diante disso é que o psicólogo atua, com a função de auxiliar e dar condições ao indivíduo para superar questões que interferem negativamente em sua jornada.

Existem diversos motivos para tomar a decisão de procurar por terapia. Listei aqui alguns motivos que, geralmente, ocorrem na vida de todos nós:

— Dificuldade de se adaptar a novas situações

Existem pessoas que são menos resistentes a mudanças e se sentem mais inseguros em relação ao que é novo. 

Situações com as quais não há familiaridade, podem gerar angústia, ansiedade e sofrimento. 

— Questões mal resolvidas

Por vezes carregamos questões do passado que não foram bem trabalhadas, deixando que elas afetem a nossa vida depois de muito tempo. Uma mágoa, uma decepção, o fim de um relacionamento. Situações ruins precisam ser superadas para que a vida siga. 

— Luto:

A perda de uma pessoa querida é sempre motivo de muito sofrimento e mexe com emoções e convicções de quem a sofre. Em alguns momentos, simplesmente não damos conta de elaborar esse luto sozinho. 

— Separação/Rompimento/Divórcio:

O término de uma relação amorosa é, quase sempre, um processo doloroso e difícil para os envolvidos gerando desconforto emocional. A situação é muitas vezes acompanhada de mudanças em aspectos fundamentais da vida como estabilidade financeira, moradia e a existência de filhos. 

— Sempre que sentir necessidade, sem motivo definido:

Podemos sentir desconfortos emocionais que não identificamos a causa: uma tristeza, falta de ânimo, raiva em excesso, ansiedade, comportamento compulsivo, etc. Mesmo sem sabermos ao certo, esses sentimentos possuem uma origem e o psicólogo pode ajudar a descobrir e ajudar a superar essas situações.

Se você se identificou com este texto e tem prejuízos significativos em sua vida decorrentes desse processo, procure ajuda psicológica especializada.

Cuide de você, cuide da sua saúde mental.

Para saber mais sobre a psicoterapia, clique aqui.

Comentários